quinta-feira, maio 05, 2005

o queijinho coalho e o fogo

É incrível como o pânico se instala facilmente em um grupo de pessoas que já passou, anteriormente, por uma situação angustiante. Eu explico. Estava eu, após chegar em casa, há pouco, fazendo um queijinho coalho na frigideira. Fiquei dois segundos distraída e o queijo tostou um pouco. Saiu uma fumaceira, desproporcional ao estrago no meu lanchinho. De repente, ouço alguém gitando alguma coisa, que o meu som, dentro de casa, meio alto, não me deixou escutar. Fui até a área de serviço. Tinha umas doze cabeças pra fora de suas respectivas janelas berrando FOGO!!! (Necessidade de parênteses: o apartamento abaixo do meu incendiou no ano passado, durante uma madrugada. Eu descrevi o pavor num post acho que de agosto de 2004.) Bem, eu fiquei quase surtando, pensando na correria que foi da outra vez, que merda, pegando fogo de novo... Desliguei som, computador, quase saí correndo. Olhei pela área de serviço e nada de achar o tal foco do incêndio, nem vi fumaça. Daí resolvi perguntar para as pessoas: – Aonde é o fogo??? – É aííííí!!!! – respondem os mais afoitos. Respondo eu, quase voltando a ser uma pessoa serena: – Gente, a fumaça é só de um queijinho que queimou... Foi o alívio do povo. Enquanto isso, ainda tinha um vizinho, enlouquecido, subindo e descendo escadas, esbaforido, tentando achar o fogo tantas vezes gritado pelos outros vizinhos, mas que ninguém viu. Tadinho. Depois ele se acalmou. Muito pior se fosse realmente um incêndio. Todos aqui estão condicionados a gritar "FOGOOOOOO!!!!" ao verem uma mínima fumaça saindo de uma janela – esses dias, um jimo gás fumegante motivou uma circular no edifício, para que, sempre que forem usar esse tipo de inseticida, os moradores avisem a zeladora. O trauma ficou, o que é uma pena. Meu coração vira um tamborim cada vez que eu sinto um cheiro de papel ou fio queimado. O lado bom disso é que nunca mais seremos pegos de surpresa da maneira como fomos ano passado. Mas eu espero, com todas as minhas forças, que não precisemos usar todo esse nosso "conhecimento" do assunto tão em breve...

Nenhum comentário: